Educação-7/8>Visita domiciliária
- Posted by admin
- On 15 de maio de 2013
- 43 Comments
Visita domiciliar
EDUCAÇÃO DE NOVO MUNDO
7/8. Visita domiciliária
A visita domiciliária no contexto do rendimento escolar, da educação e da religiosidade é fundamental.
Imagine o país numa situação semelhante à do Brasil, esta nova potência, nação maravilhosa, onde existe oportunidade para todos os que querem servir ou trabalhar, seja na cidade ou no campo. Pense em tal país que, baseando-se na experiência do serviço de Agente Comunitário de saúde no Brasil, adotasse na escola pública e na igreja de cada denominação religiosa o mesmo sistema de visitação domiciliar. Os agentes escolares e os devotos da comunidade, devidamente bem formados, treinados e remunerados para essa finalidade, cumpririam o seu trabalho, obviamente, na conformidade das escolas, com seus alunos, e igrejas, com seus membros ou fiéis.
.
Esse novo sistema, se adotado de forma persuasiva e convincente, trará imensa repercussão na saúde e no relacionamento da família. Por quê? Por causa do clima de motivação, de apoio e de fé que os referidos agentes, estarão levando à criança, ao adolescente e à família. Tudo dentro de criterioso planejamento e de logística.
.
Tal programa de assistência teria seu grande valor, até mesmo como um grande suporte das escolas integradas. Pois, a visita domiciliária tem por objetivo dar subsídio à intervenção no processo instrução-escolaridade-educação-religiosidade da criança, do adolescente e da família, e ao plano de ações que visem a promoção da qualidade de vida da comunidade rural. A visita compreende as etapas de planejamento, execução, registro de dados, avaliação do processo e de adaptação.
.
Uma ação conjunta, coordenada pelas escolas e pelas igrejas, trará reflexos positivos no rendimento escolar dos alunos, no relacionamento dos pais e entre filhos e pais. Consequentemente, os professores não estarão atuando de forma solitária. Tudo isso acaba refletindo na saúde das famílias e na saúde dos servidores da escola, pela valorização da autoestima, pela diminuição do estresse e da violência mútua, estimulando a expansão da educação básica na zona rural.
43 Comments