Educação-2/8>Pais e adolescentes
- Posted by admin
- On 15 de maio de 2013
- 17 Comments
2.8 -Pais e adolescentes
EDUCAÇÃO DE NOVO MUNDO
2/8. Momento apropriado para os verdadeiros educadores
O momento parece ser muito apropriado para uma boa dose de reflexão, por parte daqueles verdadeiros educadores.
Pergunta-se: será que apreender os adolescentes faltosos ou prender adultos criminosos tem resolvido ou resolve alguma coisa? Será que criminosos habituais serão impedidos de continuar sua trajetória de crimes, se a tecnologia e o mau uso do dinheiro fornecem meios necessários para assegurar sua impunidade?
O que dizer do tempo em que a criança e os adolescentes tinham a mãe sempre por perto? E então ouviam da mãe a voz, os passos, as respostas; sentiam o cheiro, o carinho, o colo, o cafuné, o cuidado e as orações que garantiam a eles segurança e disciplina necessárias, fonte de boa saúde e paz.
O pai sentia-se na obrigação de trabalhar para garantir o sustento e o conforto da família. Nas orações, a esposa incluía, e tinha certeza do resultado, o sucesso do marido ou companheiro, sem a necessidade de ela trabalhar para os outros. Ficava em casa para cuidar do seu visual, com a tarefa de acompanhar aevolução dos filhos, no seu dia-a-dia com a escola que incluía as aulas de Moral e Cívica e de Boas Maneiras; vigiá-los nos brinquedos, programar frequência à igreja, preparar as comemorações e convidar os parentes e amigos da família, cuidando da interação dos seus filhos com os filhos dos convidados. Tudo isso para tentar pôr em prática, sem ter sido preparada, o versículo da mulher sábia, com suas noções de respeito, ao lado e na retaguarda do marido ou companheiro, sempre assegurando espiritualmente o sucesso da família em todo sentido.
Já se foi o tempo em que as adolescentes liam poesias e acalentavam sonhos, na esperança do seu príncipe encantado.
17 Comments